Agroecologia

Conceituar a agroecologia é uma tarefa complexa, porque ela é processual e ao longo do tempo, com certeza, iremos acrescentando novas informações e elementos que até agora não foram objetos de análise. Desta forma, não temos um conceito fechado e sim uma base conceitual em evolução. Basicamente, poderíamos expressar os seguintes princípios agroecológicos para construir um conceito processual. Lembramos que os nossos princípios estão intimamente ligados ao conceito e às práticas da agricultura familiar. Desta maneira, agroecologia e agricultura familiar interagem entre si, formando um amálgama onde se completam:

a) Produção baseada em tecnologias agroecológicas.

b) Valorização do conhecimento tradicional.

c) Policultivos e produção para o autoconsumo.

d) Integração da produção animal e vegetal.

e) Cooperação entre agricultores.

f) Intervenção no mercado.

g) Certificação participativa.

h) Agroindustrialização da produção.

Produtos

A Cooperativa Ecoserra dedica-se à comercialização de alimentos agroecológicos produzidos em propriedades da Agricultura Familiar. São dezenas de alimentos onde podemos destacar: pinhão, milho crioulo e seus derivados (fubá, canjica, etc), feijão (preto, carioca e outras variedades), maçã, caqui, kiwi, ameixa, laranja e outras frutas, olerícolas (repolho, tomate, brócolis, couve, batata, cebola, vagem), sementes crioulas de  milho, feijão, cebola. A Cooperativa nos últimos anos vem dedicando especial atenção aos produtos da sociobiodiversidade como o pinhão e seus subprodutos, também apóia a comercialização para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA - Conab) e na alimentação escolar, bem como dando suporte logístico ao Circuito de Comercialização da Rede Ecovida de Agroecologia.

 

imagescriol        

PNAE

Projeto desc

PAA

PAA - Os projetos do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA são desenvolvidos em 13 Municípios do Planalto Serrano, sendo eles: Anita Garibaldi, Alfredo Wagner, Bocaina do Sul, Otacílio Costa, Correia Pinto, Curitibanos, São José do Cerrito, Cerro Negro, Campo Belo do Sul, Bom Retiro, Urubici, Celso Ramos, Lages, além de Florianópolis, Rio do Sul, Blumenau e Joinville. Os projetos visam a aquisição dos produtos orgânicos dos Agricultores e Agricultoras com doação simultânea as entidades de caráter assistencial, filantrópico e educativas (creches), promovendo dessa forma a geração de renda na Agricultura Familiar e o acesso a produtos orgânicos a famílias de baixa renda.

Mais artigos...

  1. Oi

                                                   APOIO

                                        oi normal        oi futororodap  logo eco rodape logo ecovida small 

 

facebooktransp3